Como fazer uma campanha de Financiamento Coletivo de sucesso

Negócios Sociais em campanha de Crowdfunding

Como fazer uma campanha de Financiamento Coletivo de sucesso

April 19, 2017 Financiamento Coletivo 0
campanhas de Financiamento Coletivo

Saiba como fazer uma campanha de Financiamento Coletivo de sucesso

Tem um projeto legal e que beneficie outras pessoas e deseja dar vida a este propósito através de uma campanha de Financiamento Coletivo? Há pelo menos 10 passos que farão a diferença e trarão resultados mais consistentes aos seus objetivos. Veja a seguir como estruturar uma campanha de financiamento coletivo de sucesso!

A realização de um sonho através do Financiamento Coletivo

O Financiamento Coletivo tem efetivado sonhos e projetos de todos os tipos em todo o mundo. Como é uma forte tendência para tirar da gaveta projetos de novos produtos, serviços e até ações sociais, o Financiamento Coletivo, que se baseia da economia colaborativa, tem a função e o poder de arrecadar em pouco tempo o dinheiro ou a colaboração de pessoas e empresas.

Há no Brasil e em outros países diversos projetos de sucesso que foram efetivados deste modo, com o investimento direto de pessoas interessadas, intermediado por plataformas específicas. Um destes projetos, que foi amplamente divulgado na mídia, foi a criação da caneta 3D que derrete filamentos de plástico e os faz solidificar de imediato – com um efeito parecido com os das impressoras 3D. O nome do projeto era 3Doodle e para se ter uma ideia além dos U$ 30 mil (R$ 69 mil) previstos, o projeto conseguiu arrecadar mais de U$ 2,3 milhões (R$ 5,3 milhões).

campanha de Financiamento Coletivo

Outro projeto muito legal que foi efetivado com Financiamento Coletivo foi o Omni – trata-se de uma espécie de esteira utilizada como um “joystick”, cheia de sensores que reconhecem os movimentos de jogadores de games, oportunizando mais realismo ao jogo através de óculos de realidade virtual.

Há ainda outro projeto de relevância social e cultural que ganhou a mídia nos últimos anos que deve ser mencionado como exemplo: as antigas instalações do grandioso inventor da engenharia mecânica e eletromaegnética Nikola Tesla (1856 – 1943) seriam demolidas e virariam um estacionamento em Nova Iorque. Foi quando entusiastas da ciência e fãs do inventor fizeram uma campanha bem sucedida para angariar fundos para comprar o local e construir um museu em sua homenagem – foram angariados mais de 1,2 milhões para este propósito com Financiamento Coletivo.

O Financiamento Coletivo é algo muito democrático, pois pode dar início a todo tipo de projeto – reformas de espaços coletivos, reformas de estruturas sociais e culturais, publicação de livros e revistas, lançamento de startups de tecnologia, criação de aplicativos e outros tipos de tecnologias, desenvolvimento de pesquisas científicas e acadêmicas, desenvolvimento de máquinas e equipamentos, eventos, criação de filmes e documentários, lançamento de coleções de moda, implementação de bolsas de estudo, patrocínio em competições esportivas, e muito mais.

1) Tenha um planejamento com propósitos claros

O planejamento é o ponto de partida para qualquer coisa que você for fazer na vida. Com a campanha do Financiamento Coletivo não seria diferente. Crie um plano estratégico completo, com um resumo do seu produto, serviço ou projeto. Defina ainda o público-alvo, as suas metas em curto, médio e longo prazo, quais são as necessidades do projeto, custos e as suas contingências, o plano de ação, plano de recompensas, etc. Quanto mais definido o seu planejamento, mais fácil será de implementar a sua campanha e mais fácil será de convencer as pessoas e empresas a participarem do seu projeto.

2) Integre o seu projeto a uma plataforma e serviços eficientes

Busque uma plataforma eficiente e especializada em campanhas de Financiamento Coletivo. Outra dica muito importante é fazer o seu planejamento, a gestão e a revisão do mesmo com especialistas que atuam neste segmento – veja mais informações sobre como a Crowd Brasil pode lhe oferecer toda a estrutura que que necessita para colocar o seu projeto em funcionamento. As plataformas de crowdfunding integram diferentes projetos e dão maior visibilidade junto aos investidores.

Há muitas plataformas de crowdfunding no Brasil e em outros países, com regras próprias – faça uma pesquisa para avaliar aquela que oferece a você os melhores recursos e condições.

3) Seja criativo ao escolher o título de sua campanha

Você sabia que muitos investidores escolhem os projetos atraídos pelo título da campanha? Desta forma, é importante usar a criatividade na hora de estabelecer o título. Ele será o primeiro contato do seu projeto com o público. Também será replicado nas redes sociais e nas plataformas de Financiamento Coletivo.

A dica é criar um título muito direto e claro, curto, mas com apelo comercial. Deve ter destaque na palavra-chave ou termo que define o seu segmento ou projeto. Explique de modo sucinto do que se trata o projeto, o objetivo central do propósito de modo a convencer o leitor a conhecer, participar e colaborar. Utilize as mesmas premissas dos textos publicitários para atrair a empatia do público. Utilize ainda a mesma estratégia para os demais textos da sua campanha – roteiros de vídeo, descrições dos produtos ou serviços, etc.

4) Crie um bom programa de recompensas

As recompensas muitas vezes justificam o envolvimento e investimento do público. As recompensar são parte importante do seu projeto para o Financiamento Coletivo e determinam o seu sucesso. Recompensas podem ser retornos dos investimentos, participações nos lucros, mas pode ainda uma atitude que homenageie e proporcione uma experiência incrível para o investidor. Não precisa ser algo material. Pode ser promoções, brindes, bônus em serviços do seu projeto ou de parceiros, voucher para eventos especiais, etc.

No caso das recompensas financeiras, criei um plano para recompensas conforme o investimento realizado, com retornos mínimos para investimentos menores e retornos do tipo VIP para grandes investimentos. Seja generoso com seus investidores e deixe sempre claros os benefícios!

5) Crie um conteúdo fantástico e um layout atraente para a Campanha de Financiamento Coletivo

Além do título, que deve ser bem atraente, os demais textos, como dito acima, devem ter um apelo de modo a sensibilizar as pessoas a participarem do seu projeto. Crie argumentos e justificativas da importância do seu projeto para algum segmento econômico e social. Fale como irá ser implementado por etapas bem definidas. Mostre ainda como surgiu a ideia – as pessoas se sensibilizam quando há uma história por trás do projeto.

Mostre por que ele merece a contribuição dos leitores e fale claramente de quanto precisa para colocá-lo em prática. Seja sempre convidativo, fazendo as pessoas participarem – e não apenas direcionarem dinheiro. Deixe claro também o seu programa de recompensas.

Quanto ao layout, utilize cores, imagens, vídeos, gráficos e todos os elementos que ajudem a transformar o leitor em um investidor. Dê sempre evidências positivas do seu projeto, criando um layout gráfico atraente e de fácil entendimento. Lembre-se de que é nos pequenos detalhes que a pessoa se sente atraída, e às vezes nem sabe por que. Há muitas ferramentas gratuitas e pagas que podem lhe ajudar a dar a “cara” da sua campanha de Financiamento Coletivo.

Em suma, uma campanha de Financiamento Coletivo precisa:

  • Ser clara e esclarecer todas as dúvidas do interessado;
  • Ter relevância para o público;
  • Ter layout atraente e comercial, muito fácil de compreender;
  • Ter uma história sobre o trajeto do projeto divulgada e acessível ao leitor;
  • Tem uma meta de arrecadação realista;
  • Utilizar as ferramentas digitais mais assertivas;
  • Utilizar diferentes meios comunicativos para atingir diferentes públicos – vídeos, podcasts, imagens, infográficos, gráficos, etc.;
  • Muitas vezes envolve diferentes profissionais digitais;
  • Ter os benefícios e recompensas muito claros ao interessado;
  • Ter um texto claro e coerente com o público;
  • Estar integrada às redes sociais – inclusive com anúncios pagos – aqui, é importante criar uma estratégia à parte de divulgação e postagens;
  • Ser realizada por etapas para ampliar os resultados.

6) Utilize as Mídias Sociais ao seu favor

Não tem como ignorar o poder das mídias sociais para alavancar campanhas de Financiamento Coletivo. Como o crowdfunding também parte do esforço coletivo das pessoas, nada melhor do que divulgar em grandes comunidades digitais. A boa notícia é que as mídias sociais são recursos gratuitos de divulgação e podem ser amplamente integradas ao seu projeto. É importante investir ainda em anúncios patrocinados, principalmente no início, para que as pessoas conheçam o seu projeto.

Além disso, a campanha de Financiamento Coletivo nas redes sociais deve ter uma linguagem próxima, de interação, como se o projeto fosse personificado e interagisse com o público – esta estratégia é amplamente utilizada em campanhas de marketing digital.

Você sabia que há campanhas que alcançam até 90% do total necessário a ser arrecadado apenas com divulgação pelo Facebook? Você sabia ainda que os brasileiros passam 1/3 do seu dia conectados de alguma forma às redes sociais – interagindo com marcas, pessoas e projetos como o seu? Utilize as mídias sociais ao seu favor. Comece compreendendo melhor os seus recursos!

7) Escolha diferentes mídias para atingir a diferentes públicos

Já falamos que é importante ser direto e atraente na criação do layout e dos textos da sua campanha de Financiamento Coletivo. Já falamos que o seu projeto deve estar integrado às redes sociais. Mas outro detalhe importante é escolher bem as mídias utilizadas para atingir o seu público. Por exemplo, há pessoas que se identificam mais com as informações transmitidas por meio de vídeos. Outras gostam de conferir gráficos ou infográficos. Outras preferem ler determinados tipos de textos, e por aí vai. Que tal criar uma estratégia com diferentes meios comunicativos?

campanha de Financiamento Coletivo

Cada público é atingido de formas diferentes por meios diferentes. Desta forma, é importante criar uma campanha baseada com diferentes tipos de mídias, para alcançar o máximo de pessoas. Mas a escolha destas mídias deve também ser estratégicas e devem ser complementares.

8) Estabeleça um cronograma

É importante ter um cronograma bem assertivo de sua campanha de Financiamento Coletivo. Uma campanha sempre tem um começo (lançamento), o meio e um prazo final de arrecadação. Isso facilita muito as suas ações e fará com que não perca tempo com atividades que não rendam resultados.

O prazo deve ser definido conforme a dimensão da campanha – um prazo curto demais fará com que não consiga a arrecadar o suficiente para o seu projeto. Um prazo longo demais pode causar desconfiança nos investidores ou fazê-los perder o interesse. Se você analisar as regras da maioria dos projetos em plataformas de crowdfunding, verá que o prazo máximo é de 60 dias por campanha. É o suficiente para o seu projeto?

9) Tenha metas definidas para a campanha

Ter metas é ter o direcionamento necessário para a sua campanha de Financiamento Coletivo. É importante que estas metas sejam realistas, mensuráveis, específicas, relevantes e temporais. Isso dá mais motivação ao seu trabalho e coloca em perspectiva o projeto para seus investidores.

A meta tem a ver também com os custos e taxas que serão necessárias no percurso, como por exemplo os custos para a produção do seu projeto; custos para a produção e envio das recompensas, a taxa da administrativa da plataforma de financiamento; o custo total e outros que venham a ocorrer. Some tudo isso e terá o valor líquido para arrecadas e iniciar o seu projeto.

10) Seja comprometido e dedicado

Uma campanha de Financiamento Coletivo é um desafio bem grande, que exige muito comprometimento e dedicação de sua parte. Nem sempre as coisas ocorrem do modo como você deseja, mas o planejamento ainda é o melhor modo de prever cada etapa do projeto. Ser flexível e adaptável também é muito importante, sem é claro perder o foco de suas metas.

Trabalhe por etapas e entregue-se à campanha quando o seu projeto estiver à disposição dos financiadores. Busque as informações de que necessita quando não souber o que fazer e conte sempre com especialistas e pessoas que já passaram por Financiamentos Coletivos ou entendem tudo sobre o assunto – isso fará com que tenha retornos seguros e arrecade o valor necessário em menor tempo com o menor custo.

Crowd Brasil – O que podemos fazer por sua campanha de Financiamento Coletivo?

Não importa em que estágio está o seu projeto: se está no esboço ainda, se já existe o projeto, mas precisa ser revisado, se precisa de ajuda para efetivar o planejamento ou o gerenciamento de sua campanha – enfim, a Crowd Brasil possui soluções para lançar o seu projeto na medida para o seu orçamento e propósito.

Veja também:

Gostou do artigo? Deseja iniciar um projeto inovador ou investir em ótimas iniciativas através do Financiamento Coletivo? Deixe o seu comentário a seguir!

 

Imagens: Pinterest.