Financiamento Coletivo – Conheça alguns benefícios

Negócios Sociais em campanha de Crowdfunding

Financiamento Coletivo – Conheça alguns benefícios

April 19, 2017 Financiamento Coletivo 1
Financiamento Coletivo

Conheça alguns benefícios e vantagens que este sistema de arrecadação pode trazer para seu projeto de impacto

Em temos de crise econômica e política, as oportunidades para empreender e tirar aquele projeto do papel ficam ainda mais limitadas. O Financiamento Coletivo, neste sentido, desponta como uma alternativa segura e eficaz para efetivar negócios e projetos de alto impacto.

A boa notícia é que estamos em plena era da informação e temos à disposição vários recursos tecnológicos que possibilitam um alcance imenso pela internet. Além disso, é uma tendência a aproximação de pessoas e empresas com propósitos colaborativos – juntar-se em torno de uma idéia que beneficie um grupo.

Financiamento Coletivo

O Financiamento Coletivo é uma nova proposta, oriunda da Economia Colaborativa, que permite que ideias fantásticas se tornem realidade, fazendo com que a falta de dinheiro não seja um problema para o seu projeto.

Em todo o mundo o Financiamento Coletivo proporcionou grandes feitos: produções cinematográficas, criação de aplicativos, projetos sociais e muito mais. Não há limites para a criação de projetos e os investimentos não estão pautados em apenas um segmento produtivo.

Benefícios e vantagens do Crowdfunding

Estímulo à criatividade e à iniciativa
Em geral, os projetos que solicitam investimentos por meio de Financiamento Coletivo (Crowdfunding) são caracterizados pela criatividade e pelo espírito empreendedor. Você pode fazer uma pesquisa na internet e verificar diversas histórias de sucesso, e entre as mais bem sucedidas, são as que a criatividade tenha sido um fator decisivo para que as pessoas pudessem investir. Isso estimula de modo bilateral a criatividade como um todo.

Comprovação de mercado
O Financiamento Coletivo é também um meio de testar o seu projeto no mercado. As pessoas apenas apoiam os projetos que acham relevante e útil de algum modo. Em geral, projetos com furos ou ideias mirabolantes não seguem em frente. Até mesmo grandes empresas multinacionais, como a Sony utilizam o crowdfunding para testar produtos e ideias entre o seu público.

Produção sob encomenda
O Financiamento Coletivo possui a vantagem de testar a sua produção, quando se trata de um produto, pois você pode saber quantos produtos deverão ser fabricados em uma primeira tiragem ou versão, já que só quem pagou irá recebê-lo.

Financiamento democrático
Pequenas ideias ou grandes produtos podem ser beneficiados pelo Financiamento Coletivo. Para o apoiador, este tipo de contribuição é muito democrático. Você pode contribuir com o orçamento que possui. É mais fácil mil pessoas doarem valores menores do que um investidor investir todo o orçamento.

Alcance global
A internet tornou este tipo de financiamento possível e trouxe grandes vantagens – aproximação de pessoas de todo o mundo em torno de uma ideia comum. Barreiras geográficas se tornam irrelevantes. Há ainda um ganho de tempo, recursos, empenho entre outros aspectos por parte dos criadores.

Parcerias
Todo projeto de sucesso precisa de uma rede de parceiros sólida. É importante estabelecer parcerias de ganha-ganha ao iniciar um projeto de Financiamento Coletivo.

Construção da imagem da marca
Muitas marcas começaram com projetos de Financiamento Coletivo e contaram com a credibilidade e o apoio de outras pessoas para se solidificarem no mercado. Uma forma de inovadora de divulgar a marca através destas campanhas e ter ótimos resultados. Esta experiência de Financiamento Coletivo, quando bem sucedida, pode tornar o negócio uma referência no mercado.

Conte sua história ao mundo
Para gerar empatia no investidor, é muito importante contar a sua história e a de seu projeto. Pessoas sempre compram as ideias e não os produtos em si. E quando o projeto tem uma forte essência, este modelo de financiamento permite explorar a história do projeto, uma vez que é baseado em pessoas.

Transparência
Através das plataformas de crowdfunding os colaboradores têm a segurança de que estão investindo em um projeto transparente, com todos os custos e investimentos abertos ao público.

Construir uma comunidade
Através da experiência de campanha de Financiamento Coletivo, é possível criar uma verdadeira comunidade de colaboradores e apoiadores, que podem tornar o seu projeto algo bem maior. Mais que um networking de negócios, os apoiadores se tornam verdadeiros embaixadores do projeto.

Feedback e comunicação
Você pode ter um contato mais direto com o seu público ao expor a sua ideia, pois terá acesso à impressão imediata das pessoas. Você pode fazer ou receber comentários na página em que seu projeto será publicado ou mesmo nas redes sociais, verificar o compartilhamento de opiniões, sugestões e críticas sobre a iniciativa. É possível ter vários insights e criar novos direcionamentos apenas ouvindo o que as pessoas têm a dizer – inclusive reparar falhas e fazer ajustes futuros.

 

Veja também: Conheça os Erros Comuns em uma campanha de Financiamento Coletivo e veja como solucioná-los

Gostou do artigo? Deseja iniciar um projeto inovador ou investir em ótimas iniciativas através de Financiamento Coletivo? Deixe o seu comentário a seguir!

 

Imagens: Pinterest.